http://labcoat.ibict.br/ojs3/index.php/rg/issue/feed JournalGraciele 2020-01-20T21:15:29+00:00 Graciele prof.graciele@usjt.br Open Journal Systems <p>Escopo da Revista</p> http://labcoat.ibict.br/ojs3/index.php/rg/article/view/285 Sistemas de informação e sistemas de segurança informacional 2020-01-20T21:10:25+00:00 JULIANA LEANDRA teste@gmail.com <p>O presente estudo busca uma reflexão acerca dos sistemas informacionais, bem assim dos sistemas de segurança informacional, como instrumentos das relações de consumo. Com o surgimento de novas tecnologias, hoje é preciso desenvolver mecanismos que conduzam à segurança nas relações consumeristas</p> 2020-01-20T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://labcoat.ibict.br/ojs3/index.php/rg/article/view/286 Estudo exploratório comparativo sobre a gestão de conhecimento e competitividade nas empresas de pequeno porte do setor de comércio exterior de autopeças 2020-01-20T21:13:15+00:00 HELIO MORRONE COSENTINO teste@gmail.com <p>O presente trabalho teve como objetivo estudar as singularidades da tecnologia da informação (TI)<br>quanto a forma de subsidiar insumos e estruturas para a prática de Gestão de Conhecimento em empresas de<br>pequeno porte do setor de comércio exterior de autopeças de reposição. O estudo, realizado sob a modalidade de<br>pesquisa exploratória, selecionou 15 empresas deste setor e buscou identificar, descrever e verificar em dois momentos diferentes a existência e funcionalidade da gestão do conhecimento nas empresas avaliadas. A análise das<br>respostas permitiu identificar a presença da gestão do conhecimento nas empresas, verificar qual a abordagem dada<br>à tecnologia da informação nas organizações e, por último, evidenciar o possível alinhamento ou não da gestão<br>do conhecimento com a gestão da tecnologia da informação. O presente estudo é uma continuação do trabalho<br>originalmente apresentado na Revista de Administração e Inovação – RAI (DOI:10.5773/rai.v8i3.808) em 2011.</p> 2020-01-20T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement##