DSpace CRIS

O DSpace é um software livre destinado à criação de repositórios digitais. Foi desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), juntamente com a empresa Hewlett-Packard (HP), ambas norte-americanas. Destina-se, prioritariamente, a criar repositórios institucionais acadêmicos para disseminação de literatura científica de autores com vinculação a uma instituição, ofertando documentos geralmente já publicados em outros meios.

O Brasil tem sido um grande usuário dessa ferramenta. Desde 2005, a equipe técnica do Ibict apoia o DSpace de forma gratuita, para toda a comunidade acadêmica e científica do Brasil, dando suporte a usuários interessados em compartilhar documentação digital por meio da criação de repositórios institucionais acadêmicos.
O software também tem sido largamente utilizado pela esfera governamental, não como fonte primária, mas como instrumento de disseminação de documentos publicados previamente, iniciativa constatada pelos estudos de Brito, Macedo e Shintaku (2015).

Os Repositórios Digitais (RD) ou os Repositórios Institucionais (RI) atuam como sistemas digitais para preservação e disseminação de documentação de instituições – públicas ou privadas – ofertando acesso gratuito ao texto completo.

São, portanto, ferramentas oriundas do movimento mundial em direção ao “acesso aberto”. Com isso, como relatam De Castro, Shaerer e Summann (2014), atendem as instituições que fornecem informações sobre as suas pesquisas, com todos os elementos envolvidos, sem passar pela necessidade de financiamento. Esses autores analisaram a questão entre RIs e a necessidade de gestão da informação de pesquisa – que é o principal objetivo do sistema CRIS – e constataram que as funcionalidades proporcionadas pelo CRIS decorrem do processo de evolução das ferramentas para criação das RIs.

O DSpace-CRIS é um projeto desenvolvido pela Cineca para a Universidade de Hong Kong, que incorpora funcionalidades voltadas a projetos e pesquisadores. Recentemente (desde julho de 2016), os desenvolvedores originais do DSpace-CRIS bem como do DSpace mudaram para 4Science , a qual continua a apoiar abertamente o projeto, fornecendo melhorias e customizações no repositório Github para ambos os repositórios.

O DSpace-CRIS expande as funcionalidades do DSpace padrão, agregando funcionalidades relacionadas a pessoas, projetos e organizações. Como mostra a figura 1, sustentando-se nos seguintes pilares: Pessoas (pesquisadores, autores e outros), Outras Entidades (organizações e projetos) e Publicações (resultados de pesquisa como artigos, livros, relatórios e outros), a fim de ofertar informações consolidadas.