O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

INFORMAÇÕES GERAIS

O manuscrito deverá ser editado no Microsoft Word (preferencialmente versão 2007 ou superior), LibreOffice ou RTF, em papel tamanho A4, margens 2,0 cm (superior, inferior, esquerda e direita), espaçamento entre linhas 1,5. Usar itálico em palavras ou expressões a serem enfatizadas, nomes científicos e em palavras estrangeiras. Usar negrito apenas nos títulos e subtítulos. Não usar palavras sublinhadas ao longo do texto, nem marcas d'água. Todo o texto deverá ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12. Utilize o arquivo modelo para auxilia-lo na formatação do manuscrito.

DISPOSIÇÃO DOS ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

  • Título: escrito no idioma empregado na redação do manuscrito (português, inglês ou espanhol). Abaixo do Título em fonte Times New Roman, tamanho 11, e alinhamento à direita, deve(m) constar o(s) nome(s) do(s) autor(es) sem abreviações e com indicativo numérico sobrescrito da filiação institucional, a qual será descrita em nota de rodapé. Indicar com asterisco (*) o endereço eletrônico do autor para correspondência.
  • Resumo ou Resumen: para textos escritos em idioma português ou espanhol, respectivamente. Apresentar de maneira concisa os pontos mais relevantes do trabalho. Redigir um pequeno texto sobre o assunto abordado, indicando brevemente os objetivos, o delineamento do estudo, os principais resultados e conclusões. Deverá ser escrito com até 250 palavras. Não deverá incluir referências bibliográficas.
  • Palavras-chave/Palabras clave: para textos escritos em idioma português ou espanhol, respectivamente. Palavra(s) representativa(s) do conteúdo do trabalho e, muitas das vezes, escolhida(s) em vocabulário controlado. Inserir no máximo cinco (5), grafadas em letras minúsculas (salvo se forem nomes próprios ou siglas), escritas no idioma do texto, separadas por ponto e com ponto final após a última.
  • Título em inglês: para textos escritos em idioma português ou espanhol. Caso a redação do texto no manuscrito seja em realizada inglês traduzir essa parte para o português.
  • Abstract: redigir em inglês, para textos escritos em idioma português ou espanhol. Caso de redação do texto no manuscrito seja em realizada inglês, traduzir essa parte para o português. Apresentar de maneira concisa os pontos mais relevantes do trabalho, indicando brevemente os objetivos, o delineamento do estudo, os principais resultados e conclusões. Deverá ser escrito com até 250 palavras. Não deverá incluir referências bibliográficas. (em inglês, para textos escritos em qualquer língua), com até 800 caracteres contando espaços. Não deve incluir referências bibliográficas. Deve conter um pequeno texto sobre o assunto abordado no artigo, indicando brevemente os objetivos, o percurso e as conclusões do trabalho. Se o texto estiver e português ou espanhol o abstract deve corresponder ao conteúdo explicitado no Resumo escrito nessas línguas.
  • Keywords: redigir em inglês para textos escritos em quaisquer idiomas. Palavra(s) representativa(s) do conteúdo do trabalho e, muitas das vezes, escolhida(s) em vocabulário controlado. Inserir no máximo cinco (5), grafadas em letras minúsculas (salvo se forem nomes próprios ou siglas), escritas no idioma do texto, separadas por ponto e com ponto final após a última.

                    * Os títulos da "Palavras-chave", bem como seus respectivos correspondentes em idioma estrangeiro, devem ser escritos em negrito e apenas com a primeira letra maiúscula.

CORPO DO TEXTO: O títulos dos itens devem ser escritos em CAIXA ALTA. Espera-se que o documento apresente os seguintes itens: Introdução; Materiais e Métodos, Resultados e Discussão; Conclusões; Considerações Finais (quando houver); Agradecimentos; Referências; Anexo(quando houver).

  • Introdução: trata-se de uma parte inicial do artigo em que os autores normalmente fazem para o leitor uma delimitação do assunto tratado, dos objetivos da pesquisa e/ou de outros elementos necessários para situar a temática abordada no trabalho. Não existem regras rígidas para sua redação.
  • Materiais e Métodos: recomenda-se detalhar os procedimentos envolvidos no desenvolvimento do trabalho a fim de garantir que os leitores consigam interpretar corretamente os resultados ou utilizar as informações para reproduzir o estudo. Apresente apenas as metodologias que darão sustentação aos resultados e às conclusões. Em alguns casos, pode-se subdividir esta seção em tópicos, de modo a facilitar a leitura e a identificação de aspectos metodológicos específicos do trabalho em questão.
  • Resultados e Discussão: a apresentação deverá ressaltar os aspectos mais importantes de seus dados, correspondentes àqueles que você fará referência e comentará na discussão. Atente-se às normas de apresentação de tabelas e ilustrações (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros) e equações.

             As tabelas devem ser apresentadas conforme as Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Toda tabela deverá ter título, escrito no topo, colocado na parte superior, com alinhamento justificado, utilizando a fonte 12, para indicar a       natureza e as abrangências geográfica e temporal dos dados numéricos. Deve ter um título claro, ordenado em algarismo arábico, com uma numeração independente e sequencial (Tabela 1, Tabela 2, etc.); somente devem ser colocadas as linhas referentes aos limites da tabela e a(s) linha(s) do cabeçalho; não devem ser colocadas linhas verticais, à esquerda e à direita, da tabela; não devem ser colocadas linhas verticais para separar as colunas; não devem ser colocadas linhas horizontais para separar as linhas Após a tabela, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja uma produção do próprio autor), utilizando a fonte 10;

           Para ilustrações,  a identificação deverá constar na parte inferior da mesma, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara (Figura 1 -, Gráfico 1 -, Quadro 1 -, etc.), utilizando a fonte tamanho 12. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do texto a que se refere, conforme o projeto gráfico.

           As equações e fórmulas deverão ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita.

  • Conclusões: Parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses. Recomenda-se limitar às conclusões que tenha embasamento nos dados que você coletou e que foram discutidos anteriormente.
  • Considerações finais: inserir o item apenas quando houver.
  • Agradecimentos: os agradecimentos e créditos a instituições de financiamento deverão aparecer no final do texto e antes do item Referências.
  • Referências: deverão seguir as orientações normativas presentes na ABNT NBR 6023 de agosto de 2002.

           As citações no texto: seguirão o sistema autor-data, indicando-se a página quando se tratar de citação direta. Checar se todas as citações no texto constam da lista de referências bibliográficas.

  1. Apenas um autor: Volpato (2017) ou (VOLPATO, 2017).
  2. Dois autores: Silva e Oliveira (2009) ou (SILVA e OLIVEIRA, 2009).
  3. Três ou mais autores: Cáceres et al. (2011) ou (CÁCERES et al., 2011).
  4. Organizar as referências em ordem alfabética e cronologicamente dentro de parênteses, e use (;) ponto e vírgula para separar citações múltiplas dentro de parênteses, por exemplo: (BOLELI, 2003; BOERJAN, 2006; MURAROLI e MENDES, 2003).
  5. Identificar múltiplas citações 'mesmo autor, mesma data' com a ajuda de letras minúsculas, por exemplo: (VOLPATO, 2009a, b).

            Lista de referências - As referências serão apresentadas no final do manuscrito, em ordem alfabética de entrada e, deverão seguir as orientações normativas presentes na ABNT NBR 6023 de agosto de 2002. Tais referências devem ser alinhadas somente à margem esquerda do texto, de forma a identificar cada documento, digitadas em espaço simples e separadas entre si por um espaço simples em branco. Abaixo segue o modelo correspondentes aos principais formatos. É importante destacar que existem mais exemplos e regras na norma ABNT. Este guia é apenas um resumo dos casos mais comuns que aparecem nos artigos científicos. 

Artigos em periódicos científicos - FORMATO: Autor(es). Título do artigo. Título do periódico, cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final, separados entre si por hífen. Ano.

Exemplos: VOLPATO, G.  Como escrever um artigo científico.Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, v. 4, n.1, p.97-115. 2007. 

CÁCERES, A.M.; GÂNDARA, J.P.; PUGLISI, M.L. Redação científica e a qualidade dos artigos: em busca de maior impacto. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, v.23, n.4, p.401-406. 2011. 

 

Artigo de periódico em meio eletrônico - FORMATO: Autor(es). Título do artigo. Título do periódico, cidade, volume, número, paginação inicial-final, data. Disponível em: <http: endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês (abreviado). ano.

Exemplos: BROWN, H. Citations of electronic documents in an electronic document. Disponível em: <http://neal.cstateu.edu/history/chicago.html>. Acesso em 17 de março de 2016.

 

Livros -  FORMATO: Autor(es). Título: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. (Série ou Coleção).

Exemplos: VOLPATO, G. L. Método lógico para redação científica. 2. ed.  Botucatu: Best Writing, 2017. 

PELCZAR JUNIOR, J. M. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

 

Livro em meio eletrônico - FORMATO: Autor(es). Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano. numero do volume e/ou total de páginas. (nota de série). Disponível em: 

<endereço eletrônico>. Acesso em: dia. mês abreviado. Ano.

Exemplo: SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1: Entendendo o meio ambiente. Disponível em: <http://www.bdt.fat.org.br/sma/entendendo/indic1>. Acesso em: 26 abr. 2006.

 

Capítulos de Livros - FORMATO: autor(es), título do capítulo, seguidos da expressão “In:”, e da referência completa do livro como todo. No final da referência, deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte referenciada.

Exemplo: ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporâneaSão Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

 

Trabalhos acadêmicos (Teses e Dissertações) - FORMATO: Autor. Título. Ano. Número de folhas ou volumes. Tipo de trabalho (Titulação e área de concentração) - Nome do Campus(Faculdade), Nome da Universidade, Cidade de publicação, ano.

Exemplo: AQUINO, A. M. S. Escoamentos em meios porosos entre superfícies oscilantes, uma análise do ponto de vista da tribologia. 1998. 121 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 1998.

 

Trabalho apresentados em eventos - FORMATO: Autor(es), título do trabalho apresentado, seguido da expressão In: nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, tópico temático etc., seguidos de ...), local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada.

Exemplo: SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.

 

Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico - As referências devem obedecer aos padrões indicados para trabalhos apresentados em evento, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.). Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.

Exemplo:SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: <http://www. propesq. ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

 

  •  ANEXOS: quando houver, devem ser indicados no corpo do texto e apresentados no final, após as referências.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  4. O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.