Estudo exploratório comparativo sobre a gestão de conhecimento e competitividade nas empresas de pequeno porte do setor de comércio exterior de autopeças

  • HELIO MORRONE COSENTINO USJT
Palavras-chave: Práticas de gestão

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo estudar as singularidades da tecnologia da informação (TI)
quanto a forma de subsidiar insumos e estruturas para a prática de Gestão de Conhecimento em empresas de
pequeno porte do setor de comércio exterior de autopeças de reposição. O estudo, realizado sob a modalidade de
pesquisa exploratória, selecionou 15 empresas deste setor e buscou identificar, descrever e verificar em dois momentos diferentes a existência e funcionalidade da gestão do conhecimento nas empresas avaliadas. A análise das
respostas permitiu identificar a presença da gestão do conhecimento nas empresas, verificar qual a abordagem dada
à tecnologia da informação nas organizações e, por último, evidenciar o possível alinhamento ou não da gestão
do conhecimento com a gestão da tecnologia da informação. O presente estudo é uma continuação do trabalho
originalmente apresentado na Revista de Administração e Inovação – RAI (DOI:10.5773/rai.v8i3.808) em 2011.

Publicado
2020-01-20